subject
Pedagogia, 15.08.2019 01:07 julliagatinhappan90k

História da educação, no brasil, manifestada por suas principais tendências pedagógicas, possibilitando perceber o movimento de análise e questionamento da dimensão hegemônica da educação escolar e, nesse sentido, compreender o importante papel que a educação não escolar assume nesse processo de redimensionamento da função da escola. nesse sentido

Respostas
Respostas: 2

Outra pergunta: Pedagogia

question
Pedagogia, 15.08.2019 00:30
Ainfância é uma ou seja, está permeada por uma série de de um grupo. elabora-se num determinado conforme costumes, conceitos morais e políticos - trazendo características, posicionamentos e articulações, de acordo com os contextos sociais vigentes. a partir da frase acima, assinale a alternativa que contém as palavras adequadas às lacunas:
Respostas: 2
question
Pedagogia, 15.08.2019 00:01
texto da questão no brasil, as décadas de 1980 e 1990 foram marcadas por mudanças políticas e sociais que evidenciaram a necessidade de equiparar parte dos currículos escolares, para que atendessem a todos os estudantes brasileiros, visto que nesse período ocorrera a universalização da educação básica, pública e laica. nesse sentido, reformularam a lei de diretrizes e bases da educação e foram publicados os referenciais curriculares nacionais para a educação infantil (rcnei) e os parâmetros curriculares nacionais (pcn) para o ensino fundamental. atualmente, está sendo implementada a base nacional comum curricular (bncc), homologada em 2017, que define os conhecimentos e habilidades essenciais que todo estudante tem o direito de aprender na educação básica. sobre o processo de elaboração e publicação desses documentos e suas determinações para as primeiras etapas da educação básica, analise as afirmações a seguir: i – os pcns foram elaborados a partir de contribuições de professores, pesquisadores e especialistas, com a mediação do ministério da educação, já a bncc foi elaborada a partir de estudos e debates de técnicos que compõem o ministério. ii – a principal diferença entre os pcns e a bncc está nas proposições para cada área do conhecimento. enquanto a bncc apresenta os objetivos e as competências que todas as áreas devem desenvolver nas etapas da educação básica, os pcn apresentam apenas os procedimentos metodológicos e recursos mais adequados para cada uma. iii – para a etapa da educação infantil, a bncc inovou ao propor a elaboração dos currículos a partir dos direitos de desenvolvimento das crianças, colocando-as como os principais sujeitos dos processos de ensino e aprendizagem, enquanto os rcnei mantinham a perspectiva da criança como receptor do conhecimento transmitido pelos professores. assinale a alternativa que apresenta todas as afirmações corretas: escolha uma: a. apenas a afirmação ii está correta. b. apenas a afirmação iii está correta. c. apenas a afirmação i está correta. d. apenas as afirmações i e iii estão corretas. incorreto e. apenas as afirmações i e ii estão corretas.
Respostas: 1
question
Pedagogia, 15.08.2019 05:51
Podemos conceber a didática sob a perspectiva de se constituir como um ramo dos estudos da pedagogia, como uma ciência, e será por meio dela que se realizará a investigação dos fundamentos, das condições e os modos de realização do ensino. a essa didática cabe converter os objetivos pedagógicos e sócio-políticos em objetivos de aprendizagem, além de selecionar métodos e recursos para o processo de ensino destes objetivos, tendo em vista o desenvolvimento intelectual dos alunos (libâneo, 1994 apud mendonça, cordeiro, 2019, p. 84
Respostas: 1
question
Pedagogia, 15.08.2019 02:40
Estudo de caso: maria chega a escola com sua mãe, mas ao sinal chora e se recusa a entrar em sala de aula. o que você pode fazer para que maria se acalme e acesse a sala de aula para o início das atividades? leia as afirmativas e assinale a alternativa correta. i - abaixa na altura da criança e a convida a entrar em sala de aula para a realização de uma atividade que ela gosta; ii - dar autonomia a criança, desta forma, orientar os país a levar a criança andando até a sala de aula; iii - receber a criança e acolhê-la, a fim de que ela se sinta feliz e bem dentro do contexto escolar; iv – é um processo de adaptação, neste sentido, o papel dos pais e dos professores é dispensável e não influenciará na atitude da criança.
Respostas: 1
Você sabe a resposta certa?
História da educação, no brasil, manifestada por suas principais tendências pedagógicas, possibilita...
Perguntas
question
Lógica, 11.06.2021 03:40
question
Matemática, 11.06.2021 03:40
question
Saúde, 11.06.2021 03:40
question
Matemática, 11.06.2021 03:40
question
Geografia, 11.06.2021 03:40